Quantos estão online?

domingo, 21 de novembro de 2010

Trabalhando com hiperlinks


TER COMPUTADOR É SUFICIENTE PARA A INCLUSÃO DIGITAL?

Nos dias atuais, para que um indivíduo possa se tornar um cidadão crítico e empreendedor é necessário que ele tenha acesso não somente à educação, mas, também, às tecnologias da informação e comunicação – especialmente, o computador -, uma vez que estas permitem o acesso rápido e atualizado às informações (Jesus, 2006).

Como acesso fundamental também à educação, essas tecnologias permitem, sobretudo, a permanente formação do cidadão, quer seja por meio de programas de educação a distância, por meio de trocas de informações via internet ou, ainda, pela geração de conhecimento em comunidades virtuais.

A educação é fundamental para o desenvolvimento de um país. É ela que faz o homem e promove o desenvolvimento de modo geral. Disso ninguém discorda. Exemplos não faltam de nações que priorizaram a educação - Irlanda, Espanha e Coréia do Sul - e saíram de uma situação de crise socioeconômica e hoje colhem os bons frutos com um alto nível de renda da população, emprego e respeito internacional.

A importância que se dá à educação está ligada à atenção que o tema conquista da sociedade e a mídia é um bom termômetro dos interesses sociais. “A mídia é uma arena privilegiada do debate público e um ator importante não só na repercussão, mas no próprio agendamento dos grandes temas nacionais”, define o Observatório da ONG Ação Educativa. Ela tem se revelado um dos temas nacionais.

A educação não é uma mercadoria que se compra e que se vende, é um direito de cidadania e deve ser considerada como um direito público. Para tanto, reivindica, com veemência, a interação com recursos tecnológicos informacionais, de modo a promover a formação para o exercício da cidadania e o preparo para o trabalho necessários ao ingresso na sociedade da informação.

Um parceiro importante da educação é a inclusão digital, a qual deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada. Entende-se por inclusão digital a universalização do acesso às tecnologias da informação, de modo a permitir a inserção de todos na chamada sociedade da informação. No entanto, para além do acesso a um computador e à rede, o domínio dessas ferramentas é que tornam seu usuário um incluído.

A inclusão digital é necessária a fim de possibilitar a toda população o usufruto dos mais variados serviços prestados via internet. É, antes de tudo, melhorar as condições de uma determinada região ou comunidade com a ajuda da tecnologia. Aliás, tal inclusão só existe se os recursos tecnológicos forem utilizados em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Assim, um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails; mas, essencialmente, aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida, simplificando a sua rotina diária, maximizando o tempo e as suas potencialidades.

Beatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!