Quantos estão online?
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Navegando à deriva...
Navegando à deriva deu uma sensação de liberdade. Escolho o caminho que quero, vou onde quero sem me preocupar por onde estou indo e que caminho estou seguindo. É como se fosse viajar sem destino, sem pressa de ir e nem data pra voltar. E ainda mais, retornar não necessariamente por onde passei, até porque o destino é incerto. Muito legal!
Queria entretenimento, daí cliquei em cinema...Descobri que a atriz de Titanic, Glória Stuart, morreu aos 100 anos em setembro (intérprete de Rose)... quando percebi estava em outra página, tentando descobrir a data provável do lançamento do filme “Eat Pray Love” (Comer, Rezar e Amar) com Júlia Roberts, baseado no livro de Elizabeth Gilbert (este eu recomendo, até lembra essa navegação à deriva! Pois ela embarca em uma jornada de busca de auto descoberta deixando família, trabalho e amigo para trás)... entrei em sites de vendas de filmes, aí é claro retornei. Enfim, acabei entrando em um blog “adoro cinema blog”, vasculhei li vários comentários de filmes e ainda aproveitei para concorrer à ingressos para assistir Wall Street – O dinheiro nunca dorme.
Acessando posteriormente o site da Wikipédia e pesquisando sobre hipertexto a viagem já teve outro rumo, eu tive um ponto de partida e buscava conhecimentos sobre isso. Fui informada que o sistema de hipertexto mais conhecido é o Wold Wide Web (Rede de alcance mundial), ele é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet (WWW).
Clicando nos links pude perceber que todos tinham uma ligação com o assunto principal, ou seja, eles remetem a outros textos ou a outros pontos do mesmo texto. O que me chamou a atenção é que em determinados hiperlinks ou links a própria página informa que não tem fonte (biografia), com isso pude perceber que a Wikipédia é um site colaborativo, onde as pessoas podem colaborar com informações.
O trabalho com hipertexto poderá ser uma grande ferramenta para as aulas de produção de texto, pois a aprendizagem acontece por descoberta, e esta atividade colaborativa trará benefícios no que diz respeito à construção individual e coletiva do conhecimento, de forma dinâmica, e ainda inserindo o aluno no mundo digital.
É bom ressaltar também que é importante que o aluno primeiro entre na internet e faça essa navegação à deriva. É como se fôssemos trabalhar um jogo e antes mostrássemos as peças para eles manuseassem e tirassem suas próprias conclusões. Isso contribui para a construção do conhecimento, ou seja, para uma aprendizagem significativa
Beatriz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante!