Quantos estão online?
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Quem sou como educador e aprendiz?
Como foi citado por Nóvoa, é difícil ser educador hoje, é mais complexo do que foi no passado. Temos que lidar com a construção do saber, mas também com a tecnologia e a complexidade social. A escola pública universalizou, alunos de diferentes grupos sociais freqüentam a escola tornando muito mais difícil o nosso trabalho. Convivemos com a violência, com a droga, com o descaso com a educação pública, com famílias desestruturadas, falta de democracia, escolas sem estrutura e tecnologia, baixos salários, e por assim vai.
Como educadora, me sinto aprendiz. Pois tenho consciência da complexidade que permeia nossas escolas e que é fundamental a formação continuada dos professores, para que possamos ser organizadores de aprendizagens via os novos meios informáticos.
A escola precisa tornar-se atrativa e atender com qualidade o nosso aluno. Precisamos buscar conhecimentos, ou melhor, construir conhecimentos, para que possamos articular os diferentes conteúdos de forma interdisciplinar e contextualizados, promovendo no aluno a construção da aprendizagem crítica e reflexiva junto à comunidade e à sociedade.
Eis que é uma tarefa muito difícil, mas não impossível.
Beatriz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante!