Quantos estão online?

domingo, 25 de julho de 2010

Currículo X Tecnologia




Eu vejo que as tecnologias devem melhorar a vida do ser humano. Elas devem garantir melhor qualidade de vida; melhores condições de aprendizagem, e, principalmente, a garantia de que podemos construir um mundo mais humano!

Nesse processo, TICs + educação, não podemos desprezar alguns pontos fundamentais: a ruptura com sincronia comunicacional espaço temporal/face a face e a diferenciação de formas de mediação pedagógicas.

Sabemos que graças aos novos suportes se ampliou as possibilidades de disseminação e de produção de conhecimento. Podemos citar exemplos dos Cds, Dvds e internet. Esses suportes e aparatos estão recodificando nossa cultura e linguagem. Esses elementos articulados enriquecem a transmissão dos conteúdos.

O nosso currículo deve privilegiar o tipo de recurso didático-pedagógico e qual a solução mais apropriada para que os processos comunicativos facilitem a construção de novos conhecimentos. A tecnologia trazida pelo currículo deve criar novos ambientes que possibilitam iniciar e manter um diálogo acadêmico frutífero entre todos os atores envolvidos no processo, inclusive a instituição.

Estas novas tecnologias devem ser pensadas como uma forma de melhorar a qualidades do ensino, sendo necessário o compromisso de todas as instâncias e atores que participam do processo educativo: dos órgãos que definem as políticas educativas; dos professores e alunos; da aquisição de equipamentos e da formação de professores.
Por isso é importante perceber que as questões políticas, sociais, econômicas e filosóficas ainda, e sempre serão pertinentes. Isso porque na verdade são elas que moldam esses processos. Assim, antes de tudo precisamos perceber e refletir sobre quais as ideologias que estão presentes.

Beatriz Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!