Quantos estão online?
domingo, 25 de julho de 2010
Cultura digital e currículo
Um parceiro importante da educação é a inclusão digital, a qual deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada.
Léa Fagundes levanta a importância de integrar a escola na cultura digital, sem que ela permaneça com sua cultura e tradição. Para isso a escola precisa de muito conhecimento para se apropriar dessa nova cultura (educação digital).
Nos dias atuais, para que um indivíduo possa se tornar um cidadão crítico e empreendedor é necessário que ele tenha acesso não somente à educação, mas, também, às tecnologias da informação e comunicação – especialmente, o computador -, uma vez que estas permitem o acesso rápido e atualizado às informações (Jesus, 2006).
No campo da educação a inclusão digital perpassa principalmente a alteração do papel do professor na escola. A sala de aula não deve mais ser vista como antes. Cabe ao professor transformá-la em um espaço de convívio onde sua função é ser estimulador e provocador das atividades realizadas pelos alunos por meio do uso de computadores, além de escutar e desafiar os educandos, tornando-se um orientador na busca de respostas às suas indagações.
Para que ela aconteça de fato nas escolas (na sociedade) e os alunos sintam-se incluídos efetivamente é necessário uma mudança da prática pedagógica nela existente, além é claro, de investimento pesado, por parte dos governantes através de políticas públicas (equipamentos, formação continuada..) que atendam a demanda do mundo atual.
Beatriz Goulart
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante!